sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tiziu


Com ampla distribuição geográfica, o Tiziu (Volatinia jacarina) é um dos pássaros mais conhecidos em nosso pais. A cor negra reluzente marcante do macho e o hábito característico de saltar verticamente quando emite seu canto, voltando ao mesmo local onde estava empoleirado são suas principais características.Habita áreas de pastagem e descampados, com nenhuma ou poucas árvores, alimentando-se principalmente de sementes de gramíneas e de pequenos insetos. Por este motivo adapta-se muito bem a áreas urbanas e de vegetação degradada. Em terrenos baldios é comum encontrar o tiziu residindo e procriando.

Na reprodução, o casal mantém uma forte ligação, comunicando-se o tempo todo. Sempre que a fêmea deita para chocar, avisa o macho com uma vocalização específica, repetida algumas vezes. O macho permanece por perto, vigiando e cantando. Bastante aguerrido, costuma defender bravamente seu ninho. Ao nos aproximarmos de um ninho, geralmente o macho fica à volta, tentando desviar a atenção do invasor com vôos rápidos e vocalizações, sempre buscando se fazer de alvo e assim levar a ameaça para longe do ninho.



A fêmea constrói o ninho sempre próximo do solo, usando finas raízes. Seu diâmetro interno é de pouco mais de 5 cm. Os ovos podem ser em número de dois ou três, sendo bem pequenos e delicados. A pigmentação da casca é azul-esbranquiçada, com poucas pintas, concentradas na extremidade mais obtusa, arredondada.






O período de choco é de apenas 11 dias, ao contrário dos 13 dias da maioria dos passeriformes que criamos. A fêmea mostra-se sempre bastante zelosa com o ninho e os filhotes. O macho sempre quer ajudar a fêmea a cuidar dos filhotes, motivo pelo qual as vezes as fêmea pode reagir hostilmente à sua presença no entorno do ninho.

A gaiola para reprodução pode ser de 70x40x30 centímetros (comprimento x altura x largura). Para dar seus saltos o macho precisa de uma gaiola mais alta, embora, caso a altura não permita, ele cante também sem saltar. Como alimentação, a ração extrusada adequada satisfaz as necessidades nutricionais da espécie.s7302120.jpg

Podem criar tanto em poligamia (macho só fica junto da fêmea no momento do cruzamento) ou em monogamia, inclusive permanecendo o casal junto o ano todo.s7302103.jpg

As primeiras pintas pretas na plumagem dos filhotes machos aparecem logo nos primeiros meses de vida. É normal que boa parte do ano os machos adultos não estejam totalmente pretos, podem conter manchas brancas ou pardas na plumagem, que, estando com essa aparência, é chamada plumagem de descanso, em contrapartida à de reprodução.

Essa espécie reproduz-se com relativa facilidade em ambiente doméstico. A velha justificativa "quem vai querer ter um tiziu em casa" não é válida, pois atualmente a demanda por pássaros nascidos legalmente em cativeiro é maior que a oferta, independente da espécie.

55 comentários:

  1. Qual a diferenca entre um tizil machoe femea pardo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que tiziu canta de pulo femia macheia

      Excluir
    2. Porque Tizil macho ele canta para atrair a fêmea e a fêmea chama pra até ela entendeu

      Excluir
  2. Como descubro se os filhotes são macho ou femea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve sempre olha para plumagem de suas penas, caso ela tenha as penas meia marrom é fêmea, e se for pardo escuro é macho!

      Excluir
    2. Eu posso deixar a fêmea de tisil dormir com o macho

      Excluir
  3. ae keria saber se meu pirikito (@) e macho ou femea, eu pedi um carinha la na logia um pirikito femea, e onjtem eu fui ver como ver o sexo deles e eu vi assim os machos os nariz sao azuis e as femeas sao brancas ou marrom se puder me enformar melhor manda um rekado no orkut? gabrielzinho157_22@hotmail.com
    ajuda ae :)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. gente eu tenho um coleiro mais num sei qual que é vcs podem me ajudar ?
    o video dele é esse http://www.youtube.com/watch?v=0NylYxRD_1o

    Num é virus num pode confiar Obrigado vlw ...

    ResponderExcluir
  6. Eu de novo ...
    Como faz ´para saber se o filhote de tiziu é macho ou femea ?
    Obrigado de novo vlw...

    ResponderExcluir
  7. o peito do machinho costuma ser mais pintadinho, com peninhas de tons diferentes, a fêmea tem o peitinho mais amarelado.

    ResponderExcluir
  8. Salvei um tiziu que caiu do ninho e ele está comigo a quase um ano,todo dia eu o solto da gaiola por algumas horas e ele é super acostumado e apegado a mim e a meu marido, fica descansando encima da gente, come na nossa mão e atende quando o chamamos. Quero saber se existe algum problema legal em criá-lo e se tiver, o que posso fazer pra legalizar essa criação. Gostaria de saber também se existem outras espécies que podem ser criadas junto com o tiziu na mesma gaiola.

    ResponderExcluir
  9. meu tiziu é bem pardo e canta corrido como euu posso saber se é macho ou fêmea?

    ResponderExcluir
  10. meu e pardo como eu faço pra esquentar ele

    ResponderExcluir
  11. qual a diferença de macho para femea

    ResponderExcluir
  12. meu pardo aro de canta o que eu fassor

    ResponderExcluir
  13. poso tira filhote de tiziu em qualqer tipo de gaiola exemplo pequena ou grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra um voador e dois ninhos, uma que é metade e um bola para que ela posso decidir em qual ficar.
      Filhotrs tira em voador.

      Excluir
  14. minha femea esta na muda encroada a quase um ano..oq eu faço? tenho um macho prontinho pra galar.. :(

    obrigado

    ResponderExcluir
  15. meu tiziu faz ninho sem galar a femea porq ???

    ResponderExcluir
  16. meu tiziu bom fugiu uma vez mais grças a DEUS eu peguei ele , ai quando ele tava em sima da gaiola dela cantando ela ficou igual quando o passarinho gala ela batendo as asas rapido ai eu botei os dois juntos por alguns minutos ela nao fez nada nao porq ???

    ResponderExcluir
  17. Que tipo de comida do para meu filhote de tiziu

    ResponderExcluir
  18. Com quantos messe o filhote de tiziu comessa a canta?

    ResponderExcluir
  19. Com 2 meses mais ou menos ele começa a cantar enrolado ... Bom pelo menos foi isso q aconteceu com o meu , eu crio ele desde filhotinho hj ele esta com 7 meses e ja tem o canto perfeito , canta na mão e ainda vem no dedo e naum fez nenhuma muda ainda...

    ResponderExcluir
  20. http://www.youtube.com/watch?v=MENF1nM2e54&feature=youtube_gdata_player

    Não e virus é só uma palinha do meu matador...
    Pode confiar...

    ResponderExcluir
  21. eu tenho um casau de tizil e naw conssigo tirar filhote de tizil pq

    ResponderExcluir
  22. Minha femea de tizil está tirando as penas dos filhotes dela isso tem alguma explicação .obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  23. Como ver se a femea de tiziu e velha

    ResponderExcluir
  24. quero comprar um tiziu macho, entrar em contato comigo ,passe o telefone ou email sou cadastrado no ibama conforme as leis .aguardo contato e obrigado (paulinhosomibia@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  25. Alguém tem um grupo de zap para criadores de Tiziu pra me colocar ?? Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Alguém tem um grupo de zap para criadores de Tiziu pra me colocar ?? Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Alguém tem um grupo de zap para criadores de Tiziu pra me colocar ?? Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Alguém tem um grupo de zap para criadores de Tiziu pra me colocar ?? Obrigado

    ResponderExcluir
  29. se alg tiver esse gp no zap, me coloka tbm q eu quero entrar. sou nova nisso e tenho dois pardos. n sei se sao macho e fêmea. to estudando sobre a natureza deles pra criar da melhor forma possivel! me ajudem pf!!
    ZAP. 976164165

    ResponderExcluir
  30. Como que eu faço para esquentar o meu tizil que tá muito frio

    ResponderExcluir
  31. Estou tirando filhote de tizil,mais estão morrendo depois de 8 dias,com isso já perdi 6 filhotes e já nasceu mais 2 filhotes,será que os pais não estão sabendo tratar. será que alguém pode me ajudar? desde de já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve observar se a femea ta tratando pois tem femea que nao trata, vc deve dar ovo cozido nos primeiros dias dos filhotes isso é essencial para os filhotes vingarem! Olha la no Youtube FELIPE FRATANE criação esse cara é o melhor criador que ja vi, nao perde um filhote! Boa sorte na criação...

      Excluir
  32. Quando o tiziu sai de Una casa pra outra demora a cantar

    ResponderExcluir
  33. Galera peguei um Tiziu solto aqui que esta me batendo uma grande duvida se 3 macho ou femea, mas acredito um pouco mais no caso de ser femea,a
    já percebi que é corrido de mão, alguem ai confirma que fêmea tbem trinca de corrido ?

    ResponderExcluir
  34. Não sei se meu Tizil pardo e macho ou fêmea como consigo saber se e macho ou fêmea pós ele fica chamando as vezes e fica pulando e dando mortal no msm puleiro

    ResponderExcluir
  35. Pode se colocar tiziu junto com canário da terra no viveiro.

    ResponderExcluir
  36. Meu Tizil pardo não canto ainda oq fazer?

    ResponderExcluir
  37. Com quantos dia o filhote de tizil passa a come sozinho

    ResponderExcluir
  38. Como faço pra saber se meu Tiziu é macho ou fêmea

    ResponderExcluir